29 de outubro de 2010

Propostas deliberadas no CEUF, em Marília, e na plenária aberta do DCE

Propostas aprovadas na reunião aberta do DCE, nos dias 16 e 17 de outubro:

1. Encontro levado a frente pelo CEUF para discutir a relação entre arte e política em Marília.
Que cada campus faça um balanço das possibilidades.

2. Impulsionar um diálogo com os trabalhadores de cada cidade levantando as pautas de
transformação radical da universidade, como fim do vestibular, universidade a serviço de
toda a população.

3. Que o DCE organize um vídeo e um boletim que contem os processos de preparação tanto
do CEUF quanto do ato, mostrando também como eles foram em si.

4. Que o DCE centralize e distribua as fotos do ato para que os campi organizem os murais de
exposição.

5. Que o DCE exija que o Fóruma das 6 encampe o ato, com devida estruturação.

6. Tirar comissões aqui para organizar o próximo ato priorizando membros de diferentes campi
para as comissões.

7. que a próxima Assembléia da ANEL-SP seja organizada com eixo central nas mobilizações
em curso, para que possa cumprir um papel de organizar e ampliar essas lutas, tais como:
mobilização na UNESP, na FSA e a Reforma na USP – Carta e postura da UNESP

8. Tirar comissão para falar com a Reitoria na 2a feira (mesma do Fórum) propondo a alteração
da data para o dia 19, organizando o ato para esse dia. Ao mesmo tempo, façamos uma carta
para a ANEL requisitando a alteração de data da Assembléia para o dia 20, argumentando
toda a questào do nosso apoio à composição à ANEL e a base da ANEL na luta. -
APROVADO

9. Que cada UNESP passe em outra UNESP e FATEC na sua região

10. Pela pauta unificada:

1. Indicativo de Assembléia Geral para cada campus entre os dias 15 e 30 de outubro com a
seguinte pauta: Ato do dia 19, elaboração de pauta específica.

2. Que a pauta seja elaborada com pontos gerais discriminando as especificidades de cada
campus em subítens, elaborar uma pauta para a população que explique os pontos que
defendemos:

1. Estrutura de poder
2. contra a reforma da USP e PDI
3. permanencia estudantil
4. contra a Repressão aos estudantes e trabalhadores lutadores
5. mais verba para a educação – contra a terceirização
6. creche para as estudantes e as trabalhadoras, terceirizadas ou não
7. que os casos de violencia, assédio, homofobia e racismo sejam avaliadas por
comissões independentes de estudantes
8. que as estudantes que engravidam não sejam expulsas das moradias

Comissões propostas para organizar o ato e suas tarefas:

Comissão de mídia:
• executar proposta 3 (vídeo, divulgação, fotos...), propor data limite – dia 21
• contatar os veículos de comunicação, divulgar a pauta em vias da internet, etc.

Comissão de segurança:
• atentar para os agitadores agressivos, evitando possíveis conturbações desnecessárias
• dialogar com a polícia

Comissão de logística:
• manter contato e viabilizar transportes, com apoio de políticas de financiamento de todas e
todos os estudantes envolvidos no ato.
• Providenciar caminhão de som.

Comissão de diálogo com a população:
• dialogar com a população a todo momento, evitar lacunas de falta de compreensão

Comissão de alimentação:
• fazer pesquisa de alimentação barata acerca do local do ato antecipadamente ao dia do ato e
para todas as outras atividades, incluindo
• Manter todos informados sobre o financiamento e se necessário realizar chapéus.
• Providenciar água

Comissão de agitação:
• organiza os gritos para o ato.
• Concentra o megafone.
• Organiza as falas

Comissão para F6: Harry, Guma e Julia


Na reunião aberta do DCE, foram deliberadas ações para efetivar as deliberações do CEUF, que ocorreu em Marília:

Ações para o DCE

1) Debate unificado em novembro sobre questões étnico-raciais

Eixos:
- Que a Unesp implemente uma linha de pesquisa em educação para as relações
étnico/racias;
- Contratação de docentes negros/as que discutam questões étnico-raciais com
autonomia didatico cientifica;
- Disciplina obrigatória sobre a história e cultura africana, afro-brasileira e indígena;
exigindo o cumprimento da lei 10.639/03 e da 11.645/08, criticando que apenas o
cumprimento da lei, a partir de seu texto não possibilita a discussão das importantes
manifestações políticas dos movimentos negros nem mesmo a resolução das
condições sócio-economicas paupérrimas da população negra;
- Bolsa auxílio para estudantes negros da educação básica à educação superior com
caráter socioeconomico;
- Discussão sobre a questão das quotas para negros com critério socio-econômico

2) Cartilha sobre opressões: discussão sobre o papel da religião no contexto da opressão,
tendo em vista que as instituições religiosas cumprem um papel homofóbico, antiaborto,
anti-ateísta, etc; Campanha pela legalização da maconha, pelo direito ao
aborto, casamento homossexual, contra o machismo, racismo e homofobia; licença
maternidade e paternidade para estudantes.

3) Núcleo de discussão sobre a questão das drogas.

4) Impulsionar campanha no dia 25 de novembro contra a violência à mulher em cada
campi.

5) Impulsionar a criação de grupos de mulheres em cada campi

6) Indicativo de que tenha no boletim a questão de opressão.

XX CEUF e Eleições do DCE:

1) Cada campi presente indique um nome para o CO. APROVADO

2) XX Congresso de Estudantes da UNESP-FATEC do dia 21 a 24 de abril de 2011 em Bauru,
Rio Claro ou Botucatu (definir o local em reunião aberta do DCE a ser marcada para
Janeiro).

3) Indicativo da próxima reunião aberta presencial: 22 de Janeiro, na sede do DCE.

4) tema do CEUF: “Ataques neoliberais às universidades públicas e as perspectivas para sua
superação” APROVADO

5) Que se debata em mesa a tecnicização do Ensino Superior com a presença das FATECs no
marco do combate às políticas neo-liberais. APROVADO

6) Ida aos vestibulares para panfletar. APROVADO

7) Criação em todos os campi de comissões para ir às FATECs em suas cidades para levantar o
debate ainda esse ano. APROVADO

8) Comissão Organizadora composta por DCE Provisório e Comissão Eleitoral.

1. Comissão eleitoral: Letícia, Cainã, Cabron, Carol, Ju, Lumbriga, Matão.
2. Data limite para inscrição de chapas:25 de março de 2011; responsável por elaborar um
edital para as eleições;

9) Que o primeiro dia do CEUF seja o dia do Encontro de trabalhadoras/es, estudantes e
professoras/es combativas/os. APROVADO.

10)Moção de solidariedade ao processo de luta de trabalhadores e estudantes franceses contra a
reforma da previdência (resp.: DCE com aporte de Che). APROVADO

11)Moção de apoio a paralisação dos estudantes da Unifesp de Santos. APROVADO

12)Moção de apoio ao luta pela redução das mensalidades na Fundação Santo André. (Resp.:
Daniel).APROVADO

13)Moção de repúdio ao processo de expulsão dos 14 estudantes do CRUSP que ocuparam o
COSEAS em luta por moradia e permanência estudantil (Resp.: Harry). APROVADO

Encontros:

1) Realização de um encontro de trabalhadoras/es, estudantes e professoras/es para discutir a
questão da opressão à mulher – data a definir (Resp.: DCE e Pão e Rosas – comissão aberta).
APROVADO

2) Convocatória para realização de um encontro de demitidos, perseguidos políticos e
estudantes que passam ou passaram por processos de repressão. (direcionado a oposição do
Sindicato de Trabalhadores da UNICAMP). APROVADO

Calourada Unificada:

1) Eixo político: Ataques neoliberais ás universidades públicas (PDI, UNIVESP, REFORMA
DA USP) e as perspectivas para sua superação, observada as especificidades de cada campi;

2) Instrumentos para o DCE trabalhar: Boletim para todos os campi; Vídeo mostrando as
mobilizações;

3) Organização de atividades com membros do DCE que debatam a universidade e outros
temas importantes, como a relação política com a arte, o racismo e outras formas de
opressão;

4) `Incluir na discussão e do panfleto sobre o trote questões políticas como a ascensão social e
a especificamente da relação de opressão das mulheres no trote e nas “brincadeiras”
universitárias;

Indicação de membros para o Conselho Universitário:
Rio Claro: Juliana – julianagalhardi@yahoo.com.br; Marília: Karina (suplente Letícia); Rio Preto:
Adriano; (passar os nomes dos representantes para o F6 para que os sindicatos de docentes e
trabalhadores tomem conhecimento).

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