1 de novembro de 2010

Pelo direito de decidir! A Unesp incorporou-se ao ato Latino Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto

O movimento estudantil da Unesp vem avançando em pensar as contradições da sociedade capitalista e a opressão às mulheres. Exemplo disto foi a realização, no Congresso dos Estudantes da Unesp e da Fatec (CEUF) , ocorrido no campus de Marília entre os dias 17 e 19 de setembro de 2010, de grupos de discussão sobre opressão em horários distintos dos demais temas, possibilitando que todas e todos estudantes pudessem participar das discussões a respeito da opressão, não ficando este tema secundarizado ou concorrendo com os demais. Isto resultou num importante avanço no programa do movimento estudantil pela luta dos direitos democráticos das mulheres, fato traduzido em várias campanhas aprovadas na plenária final do CEUF.

Uma destas campanhas foi a construção, pelos estudantes da Unesp e da Fatec, do Ato Latino Americano e Caribenho pela Descriminalização do Aborto, no dia 28 de setembro. A criminalização do aborto é um ataque direto a um direito democrático básico das mulheres, que é o de decidir pelo próprio corpo. No Brasil, a cada duas horas uma mulher é assassinada e mais de um milhão de mulheres praticam aborto clandestinamente por ano, sendo que mais da metade destes abortos são praticados em condições de risco à vida da mulher. Salienta-se que não bastasse este prática ser desprovida de segurança, a mulher é reprimida brutalmente e condenada pela sociedade por exercer este direito democrático. Entretanto, sabe-se que as mortes em decorrência do aborto têm cor e classe: são as mulheres trabalhadoras, e na sua maioria mulheres negras, as que mais sofrem pelo aborto clandestino, por não terem condições financeiras de arcar com um procedimento cirúrgico de segurança, como o fazem as mulheres ricas. De fato a violência contra a mulher não se manifesta de igual maneiras e potencialidade nas classes.

O movimento estudantil da Unesp e da Fatec grita com todas as forças PELA LEGALIZAÇÃO DO ABORTO!


CHEGA DE MORTES EM DECORRÊNCIA DO ABORTO CLANDESTINO, PELO DIREITO DE DECIDIR PELO CORPO!


POR ABORTO LIVRE, SEGURO E GRATUITO À TODAS AS MULHERES!


E a construção do ato do dia 28 se deu com exposições artísticas, de cartazes e mesas envolvendo este tema. Em Rio Claro houve uma exposição de cartazes e fotos na biblioteca do campus e a realização de uma fala expondo a campanha na Semana de Estudos da Geografia. Houveram exposições também no campus de Marília, São Vicente, Franca e Rio Preto.
No campus de Marília as/os estudantes organizaram uma exposição simulando um aborto clandestino. Abaixo encontram-se algumas fotos desta exposição.









Nenhum comentário: