4 de novembro de 2010

Declaração do DCE à imprensa: É preciso que os estudantes combatam o machismo e a discriminação às mulheres

A seguir encontra-se uma nota escrita pelo Diretório Central dos Estudantes da Unesp e da Fatec para publicação em mídia jornalística, como resposta ao caso de violência que se expressou no Interunesp 2010, ocorrido em Araraquara (SP).

É preciso que os estudantes combatam o machismo e a discriminação às mulheres

O meio universitário deveria irradiar os valores mais avançados da sociedade. Isso se fez real em vários momentos históricos, com os estudantes cumprindo um papel questionador e transformador, se lançando contra arcaicos preconceitos. Foi assim na Europa durante os anos 60 do século passado. Foi assim no Brasil durante o mesmo período. Este legado é o que deveria seguir primando, pois sem ele a universidade perde grande parte de seu sentido: a de pensar criticamente, buscando as potencialidades ainda não realizadas de si mesma, e da sociedade de conjunto.

Isso torna ainda mais chocante e inadmissível a demonstração de machismo e desrespeito total demonstrada por uma minoria dos estudantes da UNESP, uma das mais importantes universidades do país, durante a ação que tomou as páginas dos jornais e escandalizou o país tornando-se conhecida como “rodeio das gordas”. É realmente difícil acreditar que em pleno século XXI, e no interior da universidade pública, existam setores que propaguem tão abertamente os mais opressores preconceitos, rebaixando as mulheres a meros objetos – neste caso de zombaria – para seu deleite. Casos como este mostram que por trás do discurso da “excelência” das universidades estaduais paulistas, está não somente um projeto excludente com o filtro do vestibular, mas extremamente conservador nos valores.

O Interunesp é o torneio organizado por estudantes associados nas Atléticas. Tem o patrocínio de empresas como a Skol, Freegels e a Kraft Foods. Movimenta milhões de reais e é meio de sobrevivência de uma série de “estudantes” que fazem carreira como promotores. Desfruta do respaldo da reitoria que divulga o evento anualmente no calendário oficial das atividades acadêmicas. A reitoria não pode, portanto, simplesmente lavar as mãos pelo que lá acontece. Em nota pública de 28/10, a reitoria da Unesp mostra que sua preocupação se baliza em manter a imagem da universidade, e anuncia como única providência a abertura de um processo disciplinar e a formação de uma comissão para tal.

Porém, o problema demonstra ser mais sério. São vários os casos de assédios, e até de estupro, dentro dos campi, que os administradores da universidade omitem ou formam comissões de investigação que tem seus membros escolhidos a dedo pelos diretores e reitoria, isolando a comunidade universitária, e que não funcionam, deixando impune o agressor – como ocorreu em um caso de assédio na Unesp de Rio Claro, em 2008.

Por outro lado, a punição dos que se manifestam em defesa da universidade pública é imediata, com sindicâncias e até demissões de dirigentes sindicais. Enquanto são coniventes com festas e ações como essa, querem proibir o "Ifchstock", um importante espaço de manifestação cultural da Unicamp em que não ocorrem essas barbaridades, tendo utilizado a força da Polícia Militar e processos judiciais para coibir este evento. Por isso, estudantes da economia e ciências humanas da Unicamp estão em greve.

Para a superação definitiva dessas práticas e a punição aos agressores, é necessário a organização de uma ampla campanha, que envolva uma comissão de mulheres independente da reitoria e direções locais, que investigue e puna os agressores. Esta comissão de mulheres tem todo apoio do Diretório Central dos Estudantes que se compromete e convoca todos os setores progressivos da sociedade a construírem um amplo ato no dia 17 de outubro, em frente a reitoria da Unesp, no qual mais vozes se somem ao clamor dos estudantes que se manifestaram contra a ditadura da beleza, criando um ambiente em que machismo e preconceito de nenhum tipo possam existir.

Declaração do Diretório Central dos Estudantes da Unesp/Fatec

Nenhum comentário: