15 de outubro de 2010

Por que estudantes e trabalhadores das universidades estaduais paulistas estão em ato?


Nós, estudantes da UNESP e da Fatec, junto de trabalhadores e estudantes da USP e da Unicamp, pertencentes a diversos cursos e espalhados pelas cidades do interior de São Paulo, viemos até a frente da Reitoria da UNESP para exigirmos iguais condições de estudo para toda a população brasileira, por meio de um ensino unicamente público, gratuito, presencial, com qualidade e que esteja centrado nos interesses da maioria da população.

Estamos em período eleitoral, mas sabemos que as nossas reivindicações por educação, saúde, lazer, cultura, etc., não serão conquistadas pelo voto. Independente de quem ocupa o assento de presidente ou governador, nós exigimos condições iguais de estudo para toda a população, baseada no caráter público, gratuito, presencial e de qualidade do ensino!

Nossas reivindicações estão atreladas ao desejo pela Democratização do Ensino Superior e à luta pelo fim dos gargalos e discriminações contra a maioria da população que deseja estudar, que são os vestibulares. Exigimos que as Universidades garantam as condições de manutenção dos estudantes universitários em seus cursos, para pôr fim à evasão estudantil devido à falta de dinheiro para se manterem em outra cidade, assim como à falta de condições de Permanência Estudantil para que a juventude trabalhadora possa ter acesso a um ensino superior gratuito e presencial nas mesmas condições do jovem que não precisa trabalhar.

As universidades privadas vendem ilusões de certificações e diplomas sem nenhuma garantia de qualidade, além de receberem grandes quantias de verba dos governos e cobrarem altíssimas mensalidades pela educação que vendem. São estes os mesmo governos que usam a UNESP e a FATEC de palanque eleitoral, subsidiando expansões de cursos voltadas às grandes empresas e aos filhos das elites, transferindo o financiamento das Universidades Públicas do Estado para as multinacionais, em detrimento dos cursos de formação de professores e das pesquisas voltadas ao atendimento da maioria da população e que vendem esse projeto como se estivessem democratizando o Ensino Superior, quando na verdade estão apenas elitizando ainda mais as universidades públicas, deixando aqueles que não tem condições de fora ou à mercê dos tubarões de ensino que rapinam todo o salário mensal do jovem trabalhador com suas caríssimas mensalidades! Educação não é mercadoria!

Nós, estudantes e trabalhadores das estaduais paulistas, queremos demonstrar para a população o quanto os governos e os seus administradores públicos dentro das Universidades – os reitores e a burocracia acadêmica – não se importam com os interesses reais da sociedade com relação à democratização do acesso ao ensino superior e o quanto fazem o possível para perseguir e reprimir qualquer estudante, trabalhador ou professor que ouse se colocar contra esses desmandos e lutar pelo direito de uma educação pública, gratuito e de acesso irrestrito a todos.

Também queremos manifestar nosso apoio a luta de todos os trabalhadores, começando pelos funcionários públicos das universidades de São Paulo contra a repressão dos governos e reitorias, pois enxergamos que somente com essa aliança entre estudantes e trabalhadores conseguiremos romper com essa lógica elitista e racista de educação e assim contribuir para uma sociedade mais justa, já que todas(os) somos vítimas dos mesmos desmandos dos administradores públicos e da mesma exploração e opressão deste sistema.

* Pelo fim do vestibular através da estatização dos grandes monopólios de universidades privadas! Pela real democratização do acesso à Universidade, contra as reformas neoliberais e ataques burgueses às universidades, que naturalizam a opressão da classe trabalhadora!

* Pelo fim do ensino à distância, que todas as vagas virtuais sejam revertidas em vagas presencias!

* Por uma política plena de permanência estudantil, que atenda a demanda!

*Pela aliança-operário estudantil e com os demais setores oprimidos da população! Por uma ampla campanha contra a terceirização dentro e fora das universidades e a imediata incorporação das/os trabalhadoras/es terceirizadas/os sem concurso público!

* Por um projeto de Universidade a serviço da classe trabalhadora e do povo explorado e oprimido!

* Basta de trabalho e ensino precarizados! Por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas/os!

Nenhum comentário: